segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ENFRENTANDO as REJEIÇÕES

Ao longo da minha carreira no ramo de vendas e criação de equipes na modalidade marketing de rede, nas centenas de capacitações, treinamentos e Seminários por mim  organizados, percebi que o que mais as pessoas temem são as  Rejeições. O pior acontece quando o nível de medo e falta de atitude para superar, leva a Paralisação. Entender e assimilar o que realmente significam na sua vida as rejeições abre o caminho para  encarar com naturalidade, firmeza e bom senso, permitindo maior crescimento pessoal e profissional.
Um dos medos mais básicos do ser humano é o medo da rejeição. Trata-se de um dos maiores obstáculos para se ter sucesso em nossa profissão. Mais do que qualquer outra coisa, o medo da rejeição é o que nos impede de atingir nossos objetivos. É ele que geralmente nos bloqueia de tentar contatar mais e melhores clientes e de transformar nossas visitas de vendas em negócios bem-sucedidos.

É o medo de rejeição que devemos eliminar se quisermos alcançar todo o nosso potencial em vendas. Em geral quando escutamos um não, temos a tendência de nos sentirmos inferiorizados. Toda vez que o moral de um profissional de vendas cai, seu desempenho cai em seguida. A auto-estima anda de mãos dadas com o sucesso em vendas. Uma das grandes razões para ser bem-sucedido em nossa profissão é manter elevada nossa auto-estima. Esse aspecto é particularmente importante quando falamos de prospectar novos clientes ou oportunidades de vendas.

Quando o profissional de vendas compreende que a rejeição não é pessoal, ele começa a tentar mais, sem medo de falhar. Por que falhar ou acertar faz parte do jogo. Você só irá acertar se tentar. É uma questão puramente matemática. A velha lei das probabilidades pode favorecer tanto a você quanto aos seus concorrentes. O que você tem que fazer é continuar tentando sempre, com toda a energia possível.

A atitude de aceitar com o mesmo bom humor tanto os triunfos quanto os fracassos pode torná-lo um profissional de vendas com muito sucesso. Quando lemos a respeito das pessoas bem-sucedidas raramente vemos mencionados seus fracassos. É importante entender que suas probabilidades são tão boas quanto as dos outros. A razão verdadeira do fracasso de muitos é a falta de esforços. Não damos à velha lei das probabilidades o número de chances necessárias para nos favorecer. A propósito, quantos novos clientes você irá prospectar na próxima semana?
Compartilho alguns dos conceitos que me ajudaram a "desbravar" o mercado do RS junto a Forever, sem conhecer ninguém,  sem referencias nem ser conhecido mas somente com educação, respeito e gentileza no trato com as pessoas, sem abaixar os braços e fazendo cada dia esforços planificados rumo à realização de conseguir uma REDE CONSISTENTE.

1. Procure ganhar alguma coisa sempre
Certo, o seu objetivo é vender aquele produto u Oportunidade, fazer aquele projeto ir para frente. Mas caso isso não seja possível, procure conquistar pequenas vitórias: indicações, a possibilidade de levar uma proposta diferente, descobrir por que aquilo não foi aceito, etc. Por menores que sejam, esses comprometimentos já fazem com que você saia da frente do cliente melhor do que entrou.

2. Aceite os fatos
No seu cotidiano, você irá receber muitos “nãos”, mas isso não quer dizer que o universo está conspirando contra você. Alguém já disse que se você tem um emprego sem aporrinhações, então não é um emprego. Aceite o fato de que as rejeições acontecem com todos, e bola para frente. Está tudo calculado, tantos "nao" por cada "sim", por tanto, quando receba um "não" agradeça e diga "obrigado por me ajudar a ganhar mais R$ 20 "  Pode chamar a atenção da pessoa e iniciar conversa que leve a ter a chance de apresentar o Plano de Ganhos e demonstrar porque  cada  "não"  já  está pago pela Empresa que fizemos parceria.

3. Não leve para o lado pessoal
Não é você que está sendo rejeitado, é apenas seu produto, a maneira de apresentar aquele produto u oportunidade. Ninguém (a não ser, talvez, seus concorrentes) tem nada contra você. Entenda que o que aconteceu é que aquele conceito, por diversos fatores, não pôde ser usado naquele momento. Seu candidato não estava passando por bom momento ou sua mente focada em outra coisa agora.

4. Cada caso é um caso
Não é porque você teve várias rejeições no mês passado que elas irão acontecer de novo esse mês.

5. Aprenda com cada rejeição
Tudo bem, aquela venda não saiu por quê? Será que você não deveria ter feito algo diferente? Você poderia ter respondido as objeções de forma diferente? Você conseguiu fazer a proposta de valor de maneira clara? Se você mudasse algum detalhe, o resultado teria sido outro?

6. Levanta e dê a volta por cima
Assim que sua equipe recebe a rejeição, veja que erros vocês cometeram, o que pode ser mudado e toquem para frente. Ficar remoendo aquele fracasso temporário é uma boa maneira de acabar com a produtividade do resto da semana. Procure remover os pensamentos negativos do dia-a-dia da sua equipe.

7. Lembre-se dos seus sucessos
Lembre a sua equipe de todas as coisas boas que foram feitas no passado, de como vocês vararam a noite para conquistar certa pessoa que veio depois a se tornar Líder e multiplicador do projeto, dos clientes satisfeitos e dos elogios da direção. Lembre-se que depois de muitos "Não" vem aqueles "Sim" que transformam seu futuro. Não vai ser um “não” que colocará vocês para baixo.
8 - Seja generoso consigo
Ser rejeitado já é frustrante o suficiente, especialmente se se perde uma oportunidade de trabalho, um negócio ou o amor de alguém. Não fique se taxando de burro ou incompetente nesse momento delicado. Muitos vícios e longos períodos de depressão começam com uma rejeição no meio de uma crise de auto-estima. Cuide-se.

Se você estuda a fundo a vida das pessoas Bem sucedidas em qualquer atividade,  vai ficar  sabendo "quanta rejeição"  enfrentaram  antes de chegar onde chegaram. Se eles enfrentaram e se deram bem, porque você acha que pode conquistar algo importante sem passar por isso? Somente com a firme determinação de alcançar suas Metas, enfrentando com bom humor as rejeições e sabendo que "faz parte"  do caminho a trilhar, poderá  "colher"  os  frutos do trabalho honrado, árduo e competente.

Independência econômica no Marketing Multiniveis requer trabalho duro, constante e planificado com o diferencial que pode ser feito no horário mais conveniente, por um curto período de tempo (5 anos) até que forme seus primeiros 5 lideres diretos e pelo menos uns 20  indiretos. Se o ensino se realiza de forma eficiente com pessoas comprometidas, a duplicação será constante e o crecimento de todo o grupo fará aumentar o entusiasmo e resultados.




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

OS DEZ ERROS MAIS COMUNS NO MULTINIVEL

Os Dez Erros Mais Comuns no Marketing Multinível
Por  Gustavo Borba – Gerente Soaraing FLP


Você embarcou numa empresa de MLM rumo ao sucesso, seu trabalho já decolou e você acha que está tudo bem, mas pode ser que o seu vôo não esteja tão bem assim como imagina. Analise cada um destes erros e veja o que você está fazendo. Eles são como um câncer que vai destruindo pouco a pouco a sua organização.
                
Erro número 1 - Não usar os produtos da sua empresa: Você acha que na casa do dono da Coca-Cola eles servem Pepsi às visitas? Claro que não. No MLM é a mesma coisa. Use os produtos da sua empresa, para passar credibilidade quando falar sobre eles.
                 
Erro número 2 - Não vender os produtos da sua empresa: MLM é movimentação de produtos. Como você quer movimentar produtos na sua rede sem vender, sem dar o exemplo? Conheço uma executiva que tem cinco Mcdonalds e vende os produtos de sua empresa de MLM, até a bordo de aviões, só para dar o exemplo.
                  
Erro número 3 - Não falar da sua oportunidade para as pessoas: Se você não falar para as pessoas, elas não vão adivinhar nunca que você tem um produto maravilhoso de uma empresa maravilhosa, que gostaria de apresentar. Portanto, não perca nenhuma oportunidade, mas nenhuma mesmo.
                           
Erro número 4 - Não comparecer aos eventos de sua empresa: Uma ovelha desgarrada do seu rebanho não termina bem. Um distribuidor alheio à sua empresa também não. Na última vez que você faltou a um evento promovido pela sua empresa de MLM, se ela tivesse prometido duzentos reais para cada participante, você teria ido? Se sua resposta for sim, ponha a mão na consciência.
               
Erro número 5 - Não respeitar seu patrocinador: Seu patrocinador não é seu colega de turma, ou companheiro de futebol. Sua relação com ele deve ser profissional e respeitosa. Há quanto tempo você não se aconselha com seu patrocinador? Se a pessoa que lhe cadastrou estiver fora, procure alguém da linha ascendente. Este será o seu “patrocinador moral”.
            
Erro número 6 -Querer fazer seu patrocinador trabalhar para você: Você não pode fazer do seu patrocinador o seu secretário. Tudo bem que no início você se apóie nele, mas com o passar do tempo você é quem tem que fazer o trabalho de contatar-cadastrar-acompanhar. Seu patrocinador deve  trabalhar com você e não por você.

                
Erro número 7 - Não aprender a parte prática do negócio: Enquanto você não souber fazer isso sozinho, o negócio não é seu. É de quem está fazendo por você. Qualquer atividade do mundo tem sua parte operacional. Aprenda a preencher um formulário de cadastro, uma ficha de pedidos, saiba os telefones da empresa para cada problema específico, Patrocínios Internacionais, etc.
               
Erro número 8 - Não saber mostrar o plano da sua empresa: Sabe qual é o pior plano? É aquele que não é mostrado. Se você acha que não sabe nada, o seu candidato sabe muito menos do que você sobre a sua empresa. Claro que você vai se aperfeiçoando cada vez mais, porém comece já. Apresente com entusiasmo e sem medo !
                
Erro número 9 - Não ensinar aos seus patrocinados o que você aprendeu: Este erro é fatal. Se você não ensinar aos seus cadastrados diretos, eles também não vão ensinar nada, porque não aprenderam. Aí você vai ter, em vez de uma rede, um bando de pessoas completamente perdidas.
                     
Erro número 10 - Achar que não tem mais nada a aprender: Se você pensa assim, das duas uma: ou você é um anjo que caiu aqui na terra por engano, ou é um sério candidato a fracassar. Ainda não inventaram “Marketing de Rede na veia”, uma injeção que você toma e fica sabendo logo de tudo. Nesta atividade você sempre vai ter que aprender algo novo.
 


Faça um exame de consciência, corrija  logo os  erros que você descobriu e
retome o caminho do sucesso.
                    
Se este teste ajudou seu trabalho, reproduza o texto e faça uma avaliação com os
líderes da sua organização.
 Atentamente,   Gustavo Borba – Gerente Soaring FLP

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DIFERENÇAS ENTRE MULTINÍVEL GENUÍNO E PIRAMIDES FINANCEIRAS

Vivemos dias em que circulam informações falsas, contraditórias e sem suporte real para um tema pouco conhecido pela maioria da população: MARKETING MULTINÍVEL.
Trata-se de uma atividade regulamentada em países do primeiro mundo como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Inglaterra, etc.  e  aqui no Brasil existem umas poucas empresas com tudo em ordem, respeitando  as normas e requisitos do governo. Gostaria de detalhar as diferenças entre comercio via Multinível (legal)  e  Piramides Financeiras (ilegal).

1 - Observe o que se comercializa. Nos esquemas Piramides não tem produto, ou se tem o mesmo não tem valor comercial verdadeiramente comprovado. Exemplo: cartões de desconto, fidelidade, apostilas, e-books, assinaturas, websites amadores, contratos de seguros ou serviços que nada tem de especial nem diferente do que achamos no mercado tradicional ou que possa ser logo verificado seu valor,  etc.

2 - Do ponto de vista dos GANHOS,  a diferença entre uma empresa de pirâmide e outra de marketing multinível e que na pirâmide apenas as pessoas que entrem no inicio tem possibilidades de ganhos extraordinários, enquanto a grande maioria perde. Os ganhos dependem da entrada de pessoas e deve ser quantidades continuas, sem parar o que ficou provado agora com as mais de 60 empresas investigadas e comprovando sua ilegalidade. Nas empresas Multiníveis, qualquer pessoa que entrou depois pode ganhar mais que do que aquela que entrou muito antes. Isso fica determinado por um plano de compensação com regras bem claras e rígidas que premia as pessoas pelo seu trabalho e esforço e capacidade de desenvolver o trabalho de duplicação de clientes.

3 - No  Inicio do Negocio  diferem bastante. Nas piramides financeiras não oferecem produtos reais para o começo. Eles  tem taxa de adesão de valores altos  sem contrapartida real, como kits de produtos para inicio seja como mostruário ou revenda. Outro ponto são as baixas percentuais que recebe o novo revendedor, exigindo que conquiste um numero muito grande de pessoas para depois de galgar posições tenha direito a melhor ganho.

4 - Promessa de ganhos altos em pouco tempo, dando a entender que muito fácil  e sem esclarecer todo o esforço requerido do participante para conquistar a renda almejada. Desde 1920 com Carlos Ponzi que criou piramide prometendo ganhos fora da logica vendendo selos, ate nossos dias, pessoas mal intencionadas e desonestas, se aproveitam dos mais desavisados ou necessitados, prometendo altos ganhos mas sem a sustentação real para que aconteça.

5 - Ganhar dinheiro sem  indicar nem vender nada.  Esse argumento foi usado por varias empresas. Totalmente ilógico, ilegal e sem sustentação. Somente quando se comercializa algum produto real, com valor no mercado e benefícios para os compradores pode gerar ganhos. Sem revenda, recompra ou  consumo com boa rotatividade não se sustenta um negocio legal.

No Brasil  a CVM  é  órgão regulador que pesquisa, controla e tem contato direto com o MP para proteger o consumidor das falsas promessas e negócios fraudulentos. Sempre vale a pena pesquisar muito bem antes de ingressar numa empresa que se diz  Multiníveis porque pessoas inescrupulosas e aproveitadoras usam uma "fachada"  para atrair escondendo o esquema real por traz que  logo se descobre e leva a falência tantas pessoas.

Conceito Piramide existe nas Empresas, tanto publicas como privadas. Exemplo :
                                      C E O
                                   Diretoria
                                    Gerencias
                              Chefia ou Supervisão
                              E m p r e g a d  o s

São excepcionais os casos em que um empregado chega a CEO ou Diretor com seus altos salários e dividendos. Uma maioria recebendo muito pouco (apenas para subsistir)  e sem chances ou muito pocas de galgar posições e melhorar rendimentos e uma minoria privilegiada.

Bem pelo contrario, no Multinível,  qualquer pessoa comprometida, persistente e disposta a aprender a fazer a duplicação,  consegue  rendimentos bem acima  da  media salarial atual. Basta estar participando numa empresa seria, bem conceituada, com historia de sucesso para conseguir o nível de rendimentos desejado.


Cuidados na hora de Escolher uma Empresa Multiniveis

Compartilho aqui alguns dos cuidados que deve ter uma pessoa que deseja se embarcar neste negócio de "criar redes" e como executivo de Marketing Multiníveis.

DICA 1-  PRODUTO  ÚNICO  e/ou  EXCLUSIVO. Existem hoje milhares de empresas no mercado e aumentando a quantidade que operam no sistema de MLN  e outras que dizem usar esse meio mas não são. Devido a esse fato, deve ter o cuidado de escolher aquela empresa que oferecer um produto único e/ou exclusivo. Se tiver um produto semelhante que pode ser achado facilmente no mercado, suas chances de expansão e de atrair novos empreendedores vai ser pequena.  Essa caraterística, "PRODUTO +ÚNICO" é fator fundamental e forte argumento para conquistar pessoas e mostrar sua oportunidade como atraente. Mas isso  não é tudo. Deve pesquisar com usuários habituais, pessoas neutras que nao estão envolvidas no negocio, para comprovar o grau de satisfação e aprovação. Também com deve ouvir os envolvidos porque são consumidores e logo vão falar das vantagens e benefícios. Nesse momento começa seu treinamento e modelo de ação futura, porque sendo convincente, verdadeiro e lógico, o jeito de falar do produto é ponto de partida para conquistar Sua carteira de clientes e identificar os potenciais empreendedores.

DICA 2 - EMPRESA  MULTINACIONAL ou GRANDE PORTE. O  fato de ser uma empresa de grande porte já constitui em si uma grande vantagem no quesito credibilidade, confiança e perceptivas. Se deseja construir SEU NEGOCIO com  retorno continuo, crescente e possibilidade real de ganhos diferenciados a médio e longo prazo, e  gerar  Renda Residual,  precisa escolher uma empresa que tenha pelo minimo 5 anos no mercado, comprovando que honra seus compromissos com governo, parceiros e demonstra coerência. Ela deve estar na lista das maiores 100 empresas e pode verificar no  directsellingnews  que é um Site neutro e mais respeitado no mundo das vendas na modalidade Marketing de Rede. Outra vantagem de escolher uma multinacional é que pode aumentar sua renda e patrocínios em vários países, o qual permite com o passo dos anos somar ganhos significativos e com potencial de continuo aumento.

DICA 3 - PLANO DE COMPENSAÇÃO.  São os tipos de ganhos (bônus) que vai receber pelo seu trabalho de criação de equipes. Procure empresas que tenham  plano justo e considerado, que premie tanto ao mais antigo que ingressou como ao recém ingressado. Observe que esse plano permita que alguém que entra hoje tenha igual possibilidade de ganhos que o antigo ou até  permita alcançar ganhos maiores que seus patrocinadores. Isso prova o principio da justiça no trabalho, sabendo que somente depende de sua dedicação, esforço e comprometimento para alcançar uma renda importante. Se o Plano premiar estritamente a duplicação, prevendo benefícios extras para quem multiplica as vendas através da equipe criada e sem importar o tempo de atuação, pode entrar com toda força porque conquistará a renda desejada. A honestidade da empresa se aprecia quando ela dispõe facilmente as explicações do seu Plano de ganhos, desde o começo e sem restrições. Antes de assinar seu ingresso, deve e tem o direito de saber qual as politicas e normas de empresa, o que inclui seu plano de compensação.

DICA 4 - ESTRUTURA  E  ORGANIZAÇÃO. Analisar bem como está estruturada a empresa é vital. Tem um ou mais donos? São os fabricantes do produtos ou dependem de outras empresas? São proprietários das instalações onde se fabrica ou inquilinos? Tem suporte ou representantes legais em cada pais que atuam? Muito importante que as empresas tenham boa estrutura logística para entrega de pedidos feitos por clientes e consumidores como também um registro fiel das operações.

DICA 5 - PLANO DE CARREIRA.  Muito importante que o plano esteja disponível desde o inicio, de forma clara, compreensível e que permita ,ao interessado em unir-se, verificar com os que já trabalham. Quem deseja desenvolver um trabalho serio, dedicar tempo e esforços nos próximos anos para garantir um negocio estável com renda  residual, deve conferir o Plano que a empresa dispõe para seus parceiros. Que tipo de reconhecimento pode ter e benefícios por tornar-se um líder e modelo para outros.

DICA 6 - TREINAMENTOS . Imprescindível neste modelo de atividade que haja um ótimo sistema de capacitação e treinamento disponível para quem ingressa. Pesquise qual o material que a empresa oferece, Site, videos, apostilas, folders, catálogos, apoio nas redes sociais e atividades em grupos. Não somente precisa orientação o novo empreendedor, na fase inicial, mas a medida que aumenta a equipe, deve ter preparo para lidar com pessoas, resolver imprevistos, guiar e mostrar as condutas próprias do trabalho em equipe. Sendo parte de uma equipe onde tem um líder ou vários com experiencia, suas chances de alcançar resultados bons  no curto prazo são maiores. Alguns lideres criam um sistema  pessoal de alavancagem complementário como cursos ,  treinamentos especiais e premiações com o intuito de fomentar o crescimentos pessoal e aumento da produtividade.

DICA 7 - PATROCINADOR. Seja qual for o nome que deseja dar, mentor ou patrocinador, se trata da pessoa que convidou você a ingressar no negocio de criar redes. É aquele que mostrou a você uma proposta e por tanto, se torna seu guia, professor, consultor e conselheiro no sistema e negocio. Muitas vezes, quem convidou não tem preparo, conhecimentos nem visão do negocio. Mas você pode logo pedir informações sobre a linha ascendente do seu patrocinador e com certeza vai achar alguém comprometido com seu sucesso e desenvolvimento. Lembre que você tem o direito de escolher seu patrocinador, pode pesquisar sobre a pessoa e conferir sua idoneidade, competência e atitude neste negocio. A escolha do seu Patrocinador  faz muita diferença nos resultados e tempo de alcança-los.

Gostou da materia?  Ajudou em algo para toma de decisões?  DEIXE seu comentário  e recomende !
Gustavo  Borba - Consultor em Marketing e Negócios 
gustavoborba.consultoria@gmail.com

terça-feira, 24 de setembro de 2013

10 Razões para ser Operador de Marketing de Rede (Network Marketing)

Sabendo  que milhões de pessoas ao redor do mundo  se sustentam, compram casas, carros, dão aos filhos melhor educação e conforto  TRABALHANDO como Operadores de Marketing, se faz necessário colocar, porque vale a pena criar redes, sendo uma opção para aquelas pessoas com iniciativa e perfil empreendedor.
Compartilharei  as 10 razões baseado na minha experiencia pessoal nestes últimos 9 anos de atividade.

1 - TRABALHAR por CONTA. Sem precisar prestar conta pra ninguém, somente a você mesmo. Livre de jefe, patrões e pressões dos diretores ou quem seja. Livre de ambientes as vezes poluído, contaminado e pouco profissional. Organizar sua agenda e atividades a conveniência. Trabalhar onde, como e com quem deseja. Sabendo que seus resultados dependem da sua competência, esforços e relacionamentos.

2 - SEMPRE  TEM  VAGAS - Nas empresas que operam via  Marketing Multiníveis, sempre tem lugar para pessoas com vontade de crescer, aprender e trabalhar. Dependendo dos produtos oferecidos, os itens de consumo diário (higiene pessoal, loções e cremes pra pele, perfumes ou suplementos nutricionais)  são  geradores de renda imediata alem do contato que permite realizar com novas pessoas e assim conhecer suas preferencias, gostos, necessidades e também circulo de relacionamento.

3 - APRENDIZADO e ATUALIZAÇÃO.  Quem participa numa Empresa de Multinível, sempre vai ter mentores ou  "Upline" (linha ascendente)  interessada em ajudar, apoiar e ensinar TUDO sobre como fazer bem o negócio para crescer. Essa troca representa o melhor do empreendedorismo genuíno e justo, relação  GANHA vrs GANHA.  Ambas partes triunfam quando cada uma delas cumpre sua tarefa ou função. Se aprende sobre Técnicas de Vendas, Comunicação eficiente, Liderança, aprofunda em conhecimentos técnicos dos produtos que comercializa e seus benefícios, organização de eventos, como falar em publico e preparar palestras, etc.
4 - RENDA  RESIDUAL.  Nenhum emprego tradicional  gera  Renda Residual. Somente quem tem muito capital vemos que desfruta deste tipo de renda. Exemplo: dono de terras, pavilhões, edifícios, aptos ou casas. Eles alugam e vivem disso. Na maioria dos casos herdam ou com o passo dos anos como donos de algum negocio, poupam e vão comprando propriedades até que chega esse dia que usufruem do beneficio. Mas tiveram que investir milhões  geralmente. No MLN, uma pessoa pode desfrutar investindo pouco (entre 1000 e 5000 reais) para dar inicio e depois investe TEMPO. O próprio negocio vai gerando renda como para atender despesas com telefone, transporte, aluguel de salas quando necessário, etc. Com pouco investimento e trabalhando organizadamente, de forma profissional, CRIA uma REDE de distribuição que vai crescer com o passo dos anos e vai gerar uma RENDA  Diferenciada. O Milagre da Duplicação !

5 - TEMPO DISPONÍVEL. Observei pela experiencia pessoal que, no inicio se ganha pouco para a quantidade que se trabalha. Fazer muitos contatos, reuniões, demonstrações e apoiar aos Novos Empreendedores que fazem parte da equipe. Mas, depois de ter  mais de 5 lideres independentes, ativos e fazendo a duplicação segundo o modelo correto, os ganhos começam a aumentar e suas horas de trabalho podem diminuir cada vez mais. Nos primeiros 5 anos de criação da equipe requer trabalho disciplinado, constante e cada vez mais profissional. Assim que tiver mais de 10 equipes com lideres diretos competentes, com certeza vai ter mais tempo livre e maiores  ganhos. Ser Dono do seu tempo significa administra-lo a vontade, segundo suas prioridades e  valores, adequando seu trabalho ao seu estilo de vida.

6 - MARCA  CONSOLIDADA. Fundamental. Um dos "alicerces" desta modalidade que a  marca seja consistente, reconhecida. Há  muitas empresas que dizem  ser  "multiníveis"  mas  na verdade são fachadas para golpes, pirâmides e esquemas ilícitos para benefícios de alguns poucos com vivencias passadas e experiencia que se aproveitam dos não avisados e ingênuos. Quem vai entrar neste mercado tem que verificar muito bem a idoneidade e sustentabilidade da empresa. Se possui uma boa estrategia de marketing e material de apoio (videos, slides, textos, sites,etc) porque seu melhor argumento para  abertura  de  "novas filiais"  através  de Empreendedores vai  ser  seu  produto, marca e organização da empresa.  Lembre-se que para vender precisa transmitir confiança e credibilidade, o qual começa com seu material de apresentação e a solidez da empresa que representa.

7 - ALAVANCAGEM.  O  nome diz tudo. Se trata de dar um "Up"  ao  Seu Negócio. Nem todas as empresas  multiníveis tem prevista uma  alavancagem  para  aqueles trabalhadores comprometidos e que fazem aumentar as vendas. Uma "reconhecimento"  especial  que será valorizado e forja  a  "fidelidade"  dos  empreendedores: Ganhos na forma de percentuais extras depois de alcançado determinado nível no plano de marketing ou carreira. Cada  Novo Empreendedor que ingressa é como abrir nova filial, que possibilita maiores vendas e nada mais justo porque acontece graças a você. As empresas que pagam bem, especialmente a quem abre "novas filiais",  vão por bom caminho porque motivam a duplicar ainda mais. Fomentam a duplicação o qual é a essência  do  multinível.

8 - RESULTADOS .  Nesta industria del multinível, o crescimento não se restringe a uma determinada região ou zona de atuação. É uma questão de números e isso já foi comprovado no mundo todo desde os anos 60. Se você patrocina a 5 pessoas que por sua vez fazem o mesmo, logo teremos, 125 pessoas envolvidas. Seguindo a logica, essas 125 patrocinam cinco pessoa cada uma, teremos 625 e continuando logo teremos 3125. Imaginem se cada uma de essas pessoas compram R$ 1000, estamos movimentando mais de 3 milhões. Empresas genuínas de multiníveis distribuem até 50 % desse valor entre seus parceiros. Não existe limites de ganhos nesta industria e tudo depende do seu  comprometimento e  persistência. Com  a  população crescente em todo o mundo, desejos de uma vida abundante, relacionamentos facilitados graças as  redes sociais, presença  mundial da  marca e histórico da empresa de honrar  seus compromissos de pagamentos em dia,  as  perspectivas de futuro são muito boas e emocionantes. O céu é o limite !

9 - LIDERANÇA.  As  pessoas comprometidas e que se envolvem neste mercado de multiníveis, aprendem ,tanto pela experiência das ruas como através dos mentores experientes, transformando-se em Lideres das gerações futuras. Esse interesse mutuo de crescimento fomenta atitudes solidarias, éticas, leais e de resultados positivos. Nada motiva mais um novo empreendedor que  "novas vitorias" como  resultado de seus esforços e aplicação do que aprendeu. Ser  um líder, motivador e  companheiro para cada um dos integrantes da sua rede, fará que seu negocio prospere. É preciso ter capacidade de compartilhar e os egoístas tem vida curta neste negócio multiníveis.

10 - DUPLICAÇÃO.  A caraterística principal neste ramo do multinível. Que seja uma atividade simples, objetiva e de fácil aplicação. Que desde uma  pessoa  hiper culta  ou  amplos conhecimentos até a de menos nível educacional ou econômico possa realizar. Evidente  que com o histórico particular, cada  pessoa usará o que tem a sua disposição para  desenvolver esta ação duplicadora e pode realiza-la em  maior ou menor tempo. O que realmente faz a diferença neste ramo é  AÇÃO. Ir ao encontro das pessoas, apresentar nossa proposta e não desperdiçar nenhuma  oportunidade. O EXEMPLO  é  a ferramenta  mais poderosa do Operador de  MLN. Tudo o que deseja seja duplicado ele deve fazer e bem. O tamanho e eficiência da sua rede depende desse exemplo de trabalho, sua estrategia e plano de educação. Ensinar cada passo para que seja  realizável a duplicação continua e crescente. Dessa forma, os ganhos cada vez serão maiores para todos e quanto mais exemplos profissionais no multinível, maior quantidade de adeptos teremos.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CONCEITOS INICIAIS do MULTINÍVEL

Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores;empreendedores . Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores;empreendedores . Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide2 .
De acordo com Will Marks3 , “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

Ondas

A evolução do sistema de marketing multinível divide-se em ondas (períodos). Ou seja, cada onda possui características diferentes a que se refere ao modelo de sistema multinível e suas especificidades. As ondas historicamente definidas são:

Primeira onda (1941 - 1979)

A primeira onda inicia-se logo após a criação do marketing multinível por Carl, quando o primeiro plano de comissões para diferentes níveis foi implantado em sua empresa naquela época. Durante este mesmo período, algumas pessoas e empresas aproveitaram o desenvolvimento do sistema de marketing em rede e desenvolveram o esquema em pirâmide. Este tipo de esquema possui uma estratégia bem parecida com o marketing multinível. Porém, a diferença essencial é que o multinível é uma ferramenta de negócios com o fim de comercializar produtos e/ou serviços, diferentemente do sistema em pirâmide, que recruta pessoas com o intuito de movimentar dinheiro somente.
O fim da primeira onda dá-se quando a Comissão Federal de Comércio5 , em 1979, define o marketing multinível como um negócio legítimo, ao contrário do esquema em pirâmide.

Segunda onda (1980 - 1989)

No início da década de 80, algumas centenas de empresas que utilizavam o sistema de marketing multinível explodiram nos Estados Unidos. Grande parte delas nascia em garagens e fundos de quintais sem nenhuma estrutura básica de organização. A experiência frustrou muitos negociantes e distribuidores que aderiram ao sistema de marketing multinível. Naquela época, os distribuidores acumulavam milhares de funções, além da necessidade de comprar cada vez mais produtos a fim de subir nos planos de carreira das empresas. Essa quantidade de fatores negativos resultava em estoques parados, desgaste físico e emocional dos distribuidores e, no final das contas, pouca ou nenhuma margem de lucro.

Terceira onda (1990 – 1999)

A terceira onda é caracterizada pela presença de novas tecnologias e mão-de-obra especializada na administração desses tipos de negócios. Neste cenário, executivos profissionais trabalhavam para reverter a imagem do marketing de rede e torná-lo menos árduo para os distribuidores. As companhias apostavam em sistemas informatizados, novas tecnologias de comunicação e técnicas sofisticadas de administração, a fim de tornar o marketing multinível mais eficaz. Outro fator de destaque é que as condições dos planos de compensação ficaram mais plausíveis. Ou seja, os distribuidores deixaram de ser pressionados a investir mais tempo e dinheiro do que dispunham para tocar o negócio.

Quarta onda (anos 2000)

Esta onda levou alguns especialistas a acreditarem que o marketing de rede cresceria ainda mais no século XXI, o que tem se confirmado. Prova disso é que grandes empresas multinacionais têm investido em empresas de marketing multinível ou em  programas próprios de  marketing de rede em suas empresas. Este impacto é resultado da imagem que o  marketing multinível  tem construído por meio das empresas que trabalham com o sistema e o aplicam com seriedade.

Quinta onda

Atualmente, assiste-se ao desenrolar da quinta onda, entendida como a associação dos conceitos de "marketing network" ou "marketing multinível - MMN" com a internet, sendo este o caminho mais eficiente para a criação de um bom "network", afinal, conceitualmente, a "internet" nada mais é do que uma rede mundial de pessoas integradas por meio de um receptor da mesma (smartphones, tablets, computadores, desktops). Além da ampliação da rede de contatos dos distribuidores, a internet agrega inovações ao processo de comunicação e relacionamento entre empresas, distribuidores e consumidores. Novas empresas do ramo de MMN contam com esta tecnologia desde seu projeto inaugural, enquanto outras têm buscado a reengenharia como recurso para acompanhar o movimento da "nova onda".

Modelo de negócio

De acordo com a obra de Bernard Lalonde6 , “É cada vez maior o número de companhias dispostas a confiar a distribuição de seus produtos e a atenção personalizada a seus clientes a terceiros especializados”, o que reforça a ideia de o modelo de marketing de rede ser uma grande tendência em diversos segmentos de mercado.
O marketing multinível faz parte de um conjunto de canais por onde um fabricante pode fazer com que seus produtos cheguem ao seu consumidor. Além do marketing multinível, os outros canais que realizam esta tarefa são: varejo, vendas diretas e vendas por catálogos ou ordem postal.
  • Varejo: O produto é comercializado por meio de estabelecimentos como farmácias, mercearias, mercados etc. Segundo Kotler,7 , “o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal [...]”.
  • Vendas Diretas: A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosméticosperfumes, artigos para o lar e afins. Táticas como vendas de porta-em-porta e reuniões em casa são bastante difundidas pelas vendas diretas.
  • Vendas por catálogo: Como o próprio nome diz, as vendas são realizadas por meio de revistas e jornais enviados para o consumidor.
  • Marketing multinível: Este tipo de canal derivou das vendas diretas. Porém, em essência, possui algumas diferenças. A fim de exemplificar o funcionamento do sistema, vamos supor uma situação em que o sistema de marketing multinível pode ser aplicado:

Funcionamento

O MMN é geralmente usado por uma empresa (fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende que, por necessidades e estratégia de mercado, bem como possíveis vantagens financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.
O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado, é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.
Àqueles que recomendam novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento destes. Se os indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo de formação da rede de vendedores. Os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente, controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo e/ou consumindo os produtos do fabricante original.
Basta a INICIATIVA PESSOAL  para começar a gerar uma renda adicional ou dar os primeiros passos para CRIAR  SEU NEGOCIO, o seja,  SUA REDE de DISTRIBUIÇÃO.