terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

RECIPROCIDADE COMERCIAL


Reciprocidade, do latim reciprocĭtas, é a correspondência mútua de uma pessoa ou de uma coisa com outra. Algo recíproco é aquilo que se faz como devolução, compensação ou restituição. Exemplos: “Em reciprocidade à sua colaboração, vamos entregar-lhe um presente surpresa”, “O Governo está a pondera aplicar o princípio de reciprocidade e exigir visas aos países que fazem o mesmo com os cidadãos portugueses”, “Se fosses um homem justo, farias gala da reciprocidade para com este moço”.
A reciprocidade pode associar-se à expressão “hoje por ti, amanhã por mim” pois implica fazer pelo outro aquilo que o outro fez por nós. É por essa razão que se relaciona com a solidariedade ou a hospitalidade.
O conceito também é usado para fazer referência àquilo que vai e que vem ou que tem ida e volta. Nesse sentido, pode-se falar da reciprocidade de vozes (no caso de um debate). Pode também, aplicado ao Multinives, um Patrocinador Lider ensina, compartilha estratégias e conceitos para sua linha descendente; em troca, recebe o respeito, o comprometimento dos liderados para alcançar resultados como equipe e lealdade com quem contribui para seus resultados.
A nível político ou governamental, a reciprocidade está associada ao tratamento que as autoridades outorgam a um país estrangeiro de acordo com as condições oferecidas por este. Existe a reciprocidade nas relações diplomáticas (para regular as condições de entradas dos visitantes, documentação requerida, etc.) e nas relações comerciais (tarifas ou concessões de acordo com o concedido pela nação estrangeira).
 Para a antropologia, a reciprocidade é uma maneira informal de trocar  bens e o trabalho em  comunidades  que prescindem do mercado. Os especialistas distinguem  a reciprocidade  generalizada (a retribuição não é imprescindível ou pode não ocorrer a curto prazo), a reciprocidade  equilibrada (intercâmbios diretos baseados na retribuição imediata) e  a reciprocidade negativa (consiste em obter um benefício às custas da outra parte através da burla ou de enganos).
Quando uma pessoa incursiona no mundo do Multiniveis, faz sua lista quente, e muitas vezes,  esquece  das pessoas que tem contato quando compra coisas. Seja o padeiro, açougueiro, cabeleireiro, mecânico, costureira, etc. Assim como você compra deles, um dia deve apresentar os produtos/Projeto comercial  com os que você trabalha. Eles conhecem você, desejam conservar o cliente e muitas vezes compram somente porque entendem o “conceito da reciprocidade comercial”. Mas pode ser um ótimo começo, porque quando eles experimentam seu produto, verificam a qualidade e necessidade, podem vir a se interessar por saber mais ou comprar outros produtos da linha. Dessa forma, também você constrói  SUA  CARTEIRA de clientes e potenciais distribuidores. É muito mais fácil  conseguir um Novo Distribuidor para sua Rede das fileiras dos consumidores satisfeitos que o tempo e recursos utilizados  a  procura de alguém que aceite a proposta e se uma a sua equipe.
Quando temos oportunidade, devemos nos posicionar como empresários, explicando o conceito da Reciprocidade comercial e assim, aqueles que estão acostumados somente a nos vender, tendo lucro continuo com nossas compras, vao se  “antenar”.  Seria educado, considerado e agiria como comerciante consciente encomendando algum dos seus produtos, assim que  VOCÊ  faça saber com que trabalha.
Diálogos do tipo " sabe minha satisfação por comprar aqui no seu negocio e assim como você sou muito criterioso nas minhas compras. Gosto de qualidade e bom preço. Por isso, quero lhe mostrar . . ..   ...  que USO há um bom tempo e tem um ótimo preço. Você ou alguém na sua família deve usar   . . . . . . ..  gostaria de experimentar ?  

Praticar  a RECIPROCIDADE  comercial  AUMENTA  nossa lista de clientes, lucro e pode também ajudar a DUPLICAR.

Pense e escreva  cada  comercio que você visita regularmente ou esporadicamente. Verifique se já apresentou seu produto ou ramo de atividade. Comece logo a fazer contato e lucrar mais !   

Nenhum comentário:

Postar um comentário