segunda-feira, 31 de março de 2014

MULTINÍVEL ATUAL

Uma constante em nossos dias são as  MUDANÇAS. Um bom observador pode logo perceber com que velocidade acontecem  as  coisas e logo modificam nossas costumes, hábitos e formas de relacionar-nos e fazer negócios. Todo operador profissional de MLM deve se atualizar. Algo que servia e dava resultados  faz 20 ou 10 anos, hoje pouco pode ser usado e aproveitado. 
Hoje nosso estilo de vida é totalmente diferente, os casais tem menos filhos, eu sinceramente não lembro quando foi a ultima fez que fiquei uma tarde toda vendo TV, junto com minha família então acho que era criança a última vez que isso aconteceu, para ir a uma reunião presencial as complicações são enormes para quem mora em uma capital, as pessoas conversam 90% do tempo via internet e telefone, passamos mais tempo na internet que com a família, mais tempo online que dormindo, se não estamos na frente do computador ou notebook, estamos com um Smartphone ou tablet, você tem mais amigos que não conhece pessoalmente que o contrário, etc.
Indo ao Marketing Multinível as diferenças também são gritantes, hoje conseguimos fazer cadastros e compras pela internet, pagar e liberar a pontuação na hora, comunicar toda a sua rede através de um e-mail, ou simplesmente postando nas redes sociais e assim por diante.
Vemos que a retenção nas redes está cada vez menor, pessoas trocando mais de empresa que de roupa, desistindo antes de aprender a trabalhar, saindo e abrindo suas empresas ( 99% com ideias e produtos sem comprovações nem historia ), essa lista poderia crescer muito….
Aproveito para compartilhar algumas praticas que ajudam a CRIAR  REDES  e  DUPLICAR :

              7 Técnicas de Tráfego
1) Escrever e distribuir artigos, relatórios e e-books.
Usuários da Internet são todos interessados em uma coisa – Informação. Usar isso para promover o seu negócio de marketing  multinível através da criação de conteúdo de alta qualidade e permitir que outros indiquem o seu conteúdo. Uma ótima maneira de fazer isso é distribuir um e-book gratuitamente ou relatório especial de marketing multinível. Este é uma boa técnica também para fazer com que proprietários de sites possa  incluir uma referência ao seu website ou blog.
2) Participar de grupos de notícias, fóruns e listas de discussão sobre  marketing multinível.
Há centenas de fóruns online e você pode encontrar um para praticamente qualquer assunto imaginável inclusive marketing  multinível. A maioria permite que você inclua uma linha de assinatura que será anexado a cada mensagem.
Esta é uma oportunidade para você anunciar seu site ou blog. Visite estes fóruns para postar perguntas e oferecer sua experiência significará que a sua assinatura é visto por outras pessoas e vai lhe trazer tráfego alvejado. É claro que a quantidade de tráfego que você começa depende de quantas vezes você postar e se a sua assinatura faz as pessoas quererem visitar o seu site. Uma boa abordagem é usar um anúncio que você teve sucesso com outras pessoas
3) Junte-se as redes sociais para construir sua rede pessoal.
Sites de redes sociais são projetados  para  tornar mais fácil para as pessoas a conhecer outras pessoas em sua indústria e para fazer  propaganda de seus  produtos e serviços.
Semelhantes  aos  eventos de rede off-line, onde muitas pessoas se reúnem com o único propósito de conhecer pessoas, sites de redes sociais funcionam da mesma maneira. Principalmente criar relacionamentos, que onde tudo realmente começa.
4) Use Sítios Classificados e trocas do tráfego.
Eu não sou  realmente um  grande  fã desses tipos de sites, mas sites de anúncios classificados e troca de tráfego realmente podem  funcionar se você souber como usá-los. Se você está promovendo um produto ou serviço que os anunciantes podem  se beneficiar a partir de então eles são um ótimo lugar para começar o tráfego. Apesar de não ser muitos consumidores que visitam este tipo de sites de publicidade, muitos proprietários de Web sites fazem sempre a certificação de que seu anúncio aparece no site. Enquanto eles vão lá verificar, eles irão ver outros anúncios e se algum lhes chama a atenção é provável que você  vai conseguir  um visitante.
5) Executar uma competição.
As pessoas adoram a perspectiva de ganhar alguma coisa – é por isso que um concurso pode ser um gerador de grande tráfego. A chave é  escolher  um prêmio que  vai  atrair pessoas de seu público-alvo.
Se você fizer o grande prêmio um laptop novo você vai ter as entradas de todos os que gostariam de ganhar um novo laptop. Obter mais tráfego alvejado por escolher algo que seu público-alvo está interessado, mas não significa muito para outras pessoas.
6) Incluir uma assinatura em todos os poderosos e-mail de saída.
Toda vez que você enviar  um e-mail você tem o potencial para conseguir um visitante para seu site. Basta criar uma “assinatura” que é  automaticamente adicionado a cada mensagem de saída. Utilizar a assinatura para explicar  brevemente o que você  faz, e adicione um link para seu site. Uma vez que é criado você não tem que pensar nisso de novo!
7) Classificados
Embora estes tipos de técnicas normalmente não  trazem  uma boa resposta, podem gerar algum tráfego se você oferecer algo com um alto valor percebido, mas baixo  preço. A melhor  parte desta técnica é você testar  novos anúncios para ver quais obtém  a melhor resposta. Depois de encontrar  um vencedor  usá-lo em uma campanha de PPC, colocando em  sua assinatura de e-mail  novo, executá-lo como um anúncio top patrocinador boletim ou usá-lo como sua assinatura de fórum etc.

Todas as ferramentas que desejamos usar nesta atividade devem ser ponderadas, planificadas e executadas estudando bem o contexto em que atuamos, vivemos e mantendo a ética comercial.


segunda-feira, 24 de março de 2014

PROCRASTINAÇÃO

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos
E afinal de contas, por que motivo procrastinamos tanto? A resposta embora simples e óbvia já vem lá dos primórdios da história da humanidade, nosso corpo foi programado para economizar o máximo de energia possível com propósito de usá-la em momentos de perigo, e daí  quem sabe surgiu o hábito que assola boa parte da humanidade conhecido popularmente como sedentarismo. Talvez esteja ai um indicador forte para uma das causas da obesidade mórbida.
O cérebro é incrivelmente adaptável, inúmeras vezes um dos motivos para tanta procrastinação é o medo do desconhecido, amamos a zona de conforto, lá nos sentimos tão seguros quanto dentro de um abraço apertado. Lutamos, galgamos cada degrau dessa longa escada de aprendizado em busca de conforto, sombra e água fresca, queremos mesmo é poupar energia, usá-las somente "se necessárias" e é claro, se preguiça não falar mais alto que nosso próprio instinto de sobrevivência.
Não podemos esquecer que para chegar aonde realmente queremos ou sonhamos, temos que lutar e batalhar por cada meta estabelecida ou impostas por nós mesmos, abdicar desses maus hábitos que funcionam como âncoras em nossa vida, desapegar dessa tal procrastinação que nos toma tempo e acaba muita as vezes asfixiando nossos sonhos e projetos de vida.
Engraçado que ao mesmo tempo que temos medo do desconhecido o mesmo também nos instiga a sair do lugar, nos atrai, nos chama atenção, nos envolve. O cérebro conforme já falei aqui é adaptável, o novo pode nos assustar, causar um certo desconforto, mas o mesmo causa também uma sensação de liberdade que toma conta de nosso corpo, pulsa na veia e nos abre os olhos para um novo horizonte a ser alcançado, a cada novo degrau galgado uma nova descoberta, um novo conforto, assim é a vida repleta sempre de novos desafios.
O novo nos envolve, e aos poucos vamos descobrindo seus mais tenros segredos, pouco a pouco vamos nos tornando íntimos, criando empatia e laços de um longo relacionamento, quando piscamos os olhos numa fração de segundos nos damos conta que o novo já não é mais tão novo assim, esse é um sinal enviado pelo nosso próprio cérebro mostrando que o mesmo já se adaptou a essa nova realidade.
Quando o cérebro se adapta ao novo, entramos na fase que costumeiramente chamamos de "zona de conforto ou comodismo" é  nessa  fase que entramos no tédio, onde as notas musicais entram em descompasso com a melodia, as cores viram penumbra e a vida muitas as vezes perde a graça, o pior de tudo é que boa  parte da sociedade sofre desse mau do século, que aos poucos se não nos atentarmos pode na  maior parte das vezes evoluir para aquilo que os psicólogos  nomeiam como "Depressão" um câncer da alma
A procrastinação assunto em pauta nesta postagem, só é saudável em momentos em que precisamos estar a sós com nossos próprios pensamentos, reorganizá-los, separar o que é urgente, priorizar e da importância aquelas atitudes que nos falta. 
Procure adotar hábitos ou trabalhos de gestão e otimização do tempo, verás que inúmeras atividades que são deixadas de lado acabam influenciando no resultado final, na meta não alcançada, no namorado (a) não conquistada (o) no sonho não realizado, lembre-se que tudo na vida tem seu preço e que esse negócio de deixar para amanhã aquilo que podemos fazer depois de manhã lhe poderá custar o tão sonhado cargo de trabalho.
O ano virou e aposto que parte daqueles projetos idealizados no final do ano anterior já foram procrastinados, e se 50% deles forem realmente colocados em prática considere-se um vencedor...nosso cérebro na maior parte das vezes "mesmo que de forma inconsciente" é o maior sabotador de  nossos próprios objetivos, o dito cujo vive a nos falar às seguintes frases: não vai dar certo, você já tentou, desista isso não é pra você... esses tipos de frases acabam nos desmotivando, por isso temos que relutar, quebrar certos princípios e mudar nossos hábitos, tentar quantas vezes for preciso, o tempo é escasso e não volta mais, por isso jamais devemos deixar nossos sonhos para amanhã se talvez depois de amanhã não teremos mais a oportunidade de concretizá-los. 
Quero procrastinar em uma rede de praia depois de um almoço gostoso de domingo, quero procrastinar na beira da praia apreciando o horizonte, buscando motivos para tentar uma vez mais, quero procrastinar de mãos dadas pensando em nossos futuros filhos, que por hora não é chegada a hora de falarmos nisso....procrastinar certas coisas é realmente saudável, porém existe uma linha tênue que divide o saudável do doentio e  nós seres altruístas devemos ter claro em nossa  mente a divisão dessa linha, saber  até onde podemos  ir sem  prejudicar  nossos sonhos.
Estabeleça metas, busque objetivos não deixe sua mente entrar na vala comum do sedentarismo e do tédio (reaja) o que realmente nos instiga a ir ainda mais longe é o novo, o desconhecido...o grande segredo das pessoas bem sucedidas é o trabalho árduo, a dedicação, a luta incansável contra a própria procrastinação....
Deu de ficar lutando contra o tempo, o mesmo como bem sabemos é implacável e não voltará atrás para lhe trazer às mesmas oportunidades, seja a mulher de seus sonhos, o carro de sua vida ou a tão sonhada independência econômica. A vida é agora, passado serve  apenas como depósito de  lembrança  e aprendizado, futuro são sonhos e projetos rascunhados em uma folha de papel, adote atitudes impulsionadores, acerte nos prazos, não adie o relógio, vença o medo do amanhã e acima de tudo eduque seu cérebro com atitudes e hábitos que edifiquem e agreguem valor a sua forma de ser e agir.
Que tal começar aquele seu projeto verão 2014? Se preferir procrastinar, que tal começar o projeto olimpíadas 2016? Lembre-se que tudo tem seu preço!

Eu te convido a refletir: que tal deixar para amanhã aquilo que podemos deixar pra lá?
Quem trabalha no segmento de Criar  Redes, a procrastinação pode significar "perder" aquela pessoa "diamante"  ou  "Líder forte"  que  tanto precisamos para duplicar e merecer os benefícios Residuais de uma Rede forte. A  qualidade de Vida que desejamos pode ficar bem longe se deixamos de fazer cada dia os contatos necessários para  achar  os  melhores parceiros para  nosso negocio.  PENSE NISSO !

segunda-feira, 17 de março de 2014

PRATICAR UMA AÇÃO PODEROSA !

Depois de assistir uma apresentação profissional de Negócios numa empresa de multiníveis, normalmente as pessoas saem empolgadas e com um estado de animo lá encima. Dependendo da proposta, caso os produtos sejam de consumo massivo entre a população, de qualidade  e  melhor preço do que oferece o mercado tradicional, sendo o Plano de Ganhos  generoso numa empresa com historia bem sucedida, existem razoes de sobra pra uma grande motivação. Tendo um "Patrocinador" experiente, responsável e que saiba ensinar eficientemente, com certeza a evolução é ágil rumo a concretização de uma equipe  geradora de renda satisfatória, pelo menos já em 12 meses. Um bom Líder em Multiníveis vai ensinar a fazer algo que é vital, imperativo desde o começo e que vai fazer toda a diferença na realização dos objetivos ou metas traçados no inicio desta atividade.  Estou  falando de algo que a maioria não faz, nem entende bem seu poder ou alcance :   A  PROSPECÇÃO !
A prospecção de clientes é uma área importante do mundo empresarial, porque consiste no conjunto  de  métodos usados  para procurar  e conquistar  financiadores  ou  clientes. Intimamente  relacionada com a  prospecção de mercado, a prospecção no multiníveis consiste em analisar  minuciosamente  e  estudar  as pessoas. 
Algumas  definições : 

1. Designação da  ação ou  ato  de  prospectar;
2. Averiguação ou investigação das possíveis pessoas aptas para atuar em determinado mercado;
3. Atividades geológicas e mineiras, que têm como objetivo efetuar um reconhecimento do valor econômico  da  área  explorada  ou de  um jazigo;
4. Busca de indivíduos que  financiem  algo  ou  de  clientes para um produto ou serviço.
(Etm. do latim: prospectiōne)

Existem  vários  métodos  para  fazer  a prospecção de clientes, como  as  entrevistas pessoais, por exemplo. No entanto, as  novas  tecnologias  criaram  novas  formas de  prospectar, através de algumas  ferramentas  online. As  Redes Sociais  possibilitam rapidamente conhecer o "perfil"  das pessoas, o seja, seus gostos, interesses, motivações, experiencias, conhecimentos, habilidades, formação, etc   Estas  ferramentas "poupam tempo"  e  vocês sabem que tempo é  dinheiro !
Também, fazer entrevistas virtuais usando Skype ou similares para avaliar e saber mais sobre uma pessoa.  Por tanto, não existem impedimentos para identificar as pessoas certas ou aquelas que reúnem as melhores condições de fazer parte do negocio da Duplicação. 
Fazer  a  prospecção de  pessoas com perfil  duplicador  é  o  "alimento"  diário de quem deseja  CONSTRUIR  SUA  REDE  de  Distribuição.  Precisamos conhecer os gostos da pessoa, seus interesses. Um  ditado  popular  muito conhecido diz " de grão em grão a galinha enche o papo", o seja, cada NOVA PESSOA que ingressa a nossa  equipe  deve  ser  "alimentada". Nutrir uma pessoa neste segmento quer dizer ensinar passo a passo os conceitos do Relacionamento com pessoas. Disso se trata um Negocio de Multiníveis. Saber divulgar o conjunto todo.  Os produtos, o Plano, a "postura adequada"  e  como fazer para construir uma Rede forte, duplicadora e produtora dos rendimentos que todos desejam.  Sabemos que o EXEMPLO  tem  poder, o maior poder para  ATRAIR  pessoas a este modelo de negócios.
Se torna mais realizável a curto ou mediano prazo ter uma rede sólida, duplicadora,  quando  escolhemos com cuidado e estudo aprofundado as pessoas com as quais compartilharemos muito tempo, com quais nutriremos talvez uma forte amizade, uma relação de fidelidade e correspondências mutuas.  Afirmamos que participamos de um atividade especial e unica, onde  podemos  "escolher com quem trabalhar". Essa escolha determina nosso futuro  e  também o delas.  Por isso, trabalhamos num  Marketing de Relacionamento Responsável  porque  envolve os sonhos, necessidades e aspirações das pessoas não somente no plano econômico mas também no pessoal porque, no processo de crescimento  evoluímos em todos os aspectos.
Deseja  Duplicar  com  consistência?   Pratique  a  PROSPECÇÃO !

segunda-feira, 10 de março de 2014

ATIVIDADES que GERAM LUCRO !

Num mundo globalizado como o que vivemos hoje, onde estão disponíveis tantos bens e serviços de qualidade, percebemos que  nossa  Renda  não é compatível  ou  coerente com o CUSTO das coisas que desejamos ou  precisamos. Conhecendo um pouco a realidade  salarial de alguns países, em especial, onde nasci, Uruguai  e  onde resido faz mais de 10 anos, Brasil, percebo que  a  grande  maioria  das pessoas  RECEBE  muito pouco. Os salários são baixos  para  o  TEMPO  e  ESFORÇOS  requeridos. No Brasil, os órgãos oficiais e as instituições mais conceituadas  indicam  uma  média  salarial de aproximadamente  R$  1.800. Ainda tratando-se de um casal que somem  dois salários assim, com  R$  3600  mês, tendo família (seja um ou dois filhos)  apenas da  para  sobreviver, e no caso de quem mora  nas cidades grandes (acima de 1 milhão de hab)  é  insuficiente para  uma  vida digna.
Conhecendo, assim como vocês, os  custos das coisas (alimentos, roupa, transporte, estudos, saúde, moradia,etc)  logo percebemos a  necessidade  de  FAZER algo a mais para  AUMENTAR nossa RENDA. Ninguém  pensa hoje em ficar sem um bom celular porque faz parte de sua vida, seja para comunicação, relacionamentos, negócios e informação. Eles custam em média  2 salários mínimos dos países que tenho conhecimento. Logo procuramos algo  para  fazer que  gere  renda. Algo que não interfira com nossas atividades atuais  nem  reque-a  grandes  investimentos.
Estou  falando de algo que fazemos quase cada dia sem  receber nada :  PROMOÇÃO !  Sim,  sempre estamos  PROMOVENDO algo !...Recomendamos um livro, um filme, um bom restaurante, uma loja de roupas que achamos qualidade e bom preço, etc.
Cada pessoa na atualidade tem  Seu  "Circulo de Relacionamento"  formado por pessoas com os mais variados gostos, preferências e interesses. Esse grupo tem  um grande valor só que você não sabe ou ainda não aproveitou os muitos benefícios que podem ter  TODOS, sim, não somente você !
UNINDO  seu hábito de  PROMOVER  e  seu  Circulo de Relacionamento, somente falta  algo, que eles USEM. Uma  necessidade do dia a dia. Algo que  eles usam, precisam e  poderiam  pagar  um  preço menor  ao tempo que  receberiam  um  valor  de retorno.  Nesse momento seu critério, experiência, conhecimentos, necessidades e/ou  ambições  entram  em cena  porque  vai  precisar de  um  "veiculo"  para  transitar  por  todo seu circulo de relacionamento, oferecendo também  a  eles  benefícios. O seja,  trata-se  de  um  Relacionamento  "GANHA vrs  GANHA". Se potencializam os ganhos porque  cada uma das pessoas que formam  seu circulo conhecem  muitas outras pessoas que você  não conhece. O famoso "Boca a Boca"  funciona ! As mais renomadas universidades do mundo comprovaram e se valem da mais poderosa e consistente forma de marketing : "BOCA a BOCA ". Só que hoje ele é muito rápido! Sua agilidade se deve ao uso de tecnologias que permitem divulgar algo a nível mundial em apenas uns minutos !
Por tanto, "o veiculo"  que escolheu  vai  ser conhecido, divulgado e  vai  servir para muitas pessoas que precisam AUMENTAR  sua  RENDA. Tenho estudado muitas Empresas que utilizam a estrategia via Multiníveis nestes últimos 10 anos. Poucas são legais, confiáveis, generosas  e  consideradas com seus afiliados. Vale a pena sempre pesquisar muito bem antes de se unir a uma. Fale com pessoas experientes em negócios, conhecedoras da realidade no mercado atual e que tenham e respeitem os valores que permitem construir  relacionamentos saudáveis e duradouros.
Detalho algumas das atividades que  geram lucro  e fazem parte da rotina de trabalho dos Empresários do Marketing Multiníveis :
a )  USAR  os  produtos  da  sua  Empresa
b)  MOSTRAR cada dia  os  produtos da sua Empresa e diferenciais
c )  FAZER uma LISTA das pessoas que conhece (todas) e  acrescentar a medida que fizer  novos contatos
d)  CLASSIFICAR  sua lista  por perfil, dando prioridade a quem tem maior relacionamento, credibilidade e experiência no ramo  Vendas ou gestão de equipes.
e)  AGENDAR  ENTREVISTAS  pessoais  para  compartilhar a Proposta completa (Plano de Ganhos) +  Oportunidade de Aprendizado
f ) AGENDAR  REUNIÕES  ABERTAS  para  apresentar SEU NEGÓCIO  e  ajudar seus novos cadastrados no processo de  DUPLICAÇÃO.
g ) FAZER ENCONTROS de  RECONHECIMENTOS aos  Empresários que conquistam posições. Aproveitar para ensinar, corrigir e motivar, dando oportunidade aos novos de contar suas experiencias.
h) DIVULGAR via  Facebook, Tw  e demais redes sociais (videos e material promocional)
i ) PARTICIPAR dos Eventos oficiais da sua Empresa para aprender e motivar

Sei  por experiencia própria que estas praticas geram resultados expressivos. Se esta  afiliado a uma boa empresa, que honre seus compromissos, com certeza quem  faça cada uma das coisas que detalhei vai melhorar seus rendimentos e  estilo de vida. FAÇA um teste !  Comprometa-se pelo menos por  um  ano fazendo estas atividades e poderá comprovar como trabalhando honradamente, de forma legal e divertida, ajudando a outros, conquistará coisas que hoje  acha impossíveis.  Na verdade, acredito que TUDO é POSSÍVEL quando agirmos com fê, honestidade, respeito e buscando contribuir com a dignidade da vida humana.  Muitas pessoas  esperam  por  você !  Sua  decisão  afeta  o  mundo !
Fico a disposição para  ajudar, esclarecer ou  assessorar no Inicio do SEU NEGÓCIO !

Mail : actittud.gustavob@gmail.com  - www.actittud.com.br/cadastro/gborba

quinta-feira, 6 de março de 2014

COMO CONSEGUIR UMA ATITUDE POSITIVA NA VIDA

Todos queremos ter uma vida feliz, e todos sabemos que se adotarmos uma atitude positiva o retorno será melhor que com uma atitude negativa. Mas por muitas razões e situações de vida, todos nós em alguns momentos somos afetados  pelas atitudes negativas que tomamos. Então, o que é que poderemos  fazer para tornar as atitudes positivas  um hábito no nosso  dia-a-dia?
Para mim, que trabalho  regularmente sobre estes  assuntos  e  utilizo  a  implantação  de  atitudes  positivas de forma  pratica  nos clientes, colegas de trabalho e  equipe de  vendas, também  nem  sempre  é  fácil manter  uma atitude positiva. Por vezes também dou por  mim a ter uma visão do mundo por uma perspectiva negativa, focando-me nas coisas más e ignorando as boas, especialmente quando as expectativas  não  vão  no caminho que pretendia. Tal como você, também  eu  me  empenho diariamente para  manter  uma  atitude positiva, pois acredito ser  possível  mudar  a  perspectiva.
Acredito  ser  possível  diariamente  ir  implementando  hábitos mais  assertivos, mais  habilitantes  e  mais  alinhados com os  nossos desejos  e  expectativas, para  isso  é  necessário  força  de  vontade  e  autodisciplina. Isto  pode  ser  conseguido  desenvolvendo  a  “Flexibilidade de Pensamento”, que  é  a capacidade  de  intencionalmente  focarmo-nos  naquilo que  realmente  importa  para  a  concretização dos  nossos  sonhos, tarefas, responsabilidades, equilibro emocional, concretização de  um projeto, ou  recuperar de um trauma, entre outras.

Certamente não conseguimos controlar a grande  maioria dos  acontecimentos  exteriores  da nossa vida, as outras pessoas, a inflação, o humor do patrão, os condutores, o preço dos  bens alimentares, as opções do governo, entre outras. Sem dúvida que existem muitas coisas das quais  não temos  qualquer  tipo de controle, e que  nos causam  incômodo  e  mal-estar, sentimentos de incapacidade e desesperança, de  irritabilidade, de frustração de  mau  humor, de ansiedade, depressão  e insegurança. O problema  começa  a crescer  e  a  ser  realmente um problema  desafiante quando  nos  confundimos com  os  nossos  pensamentos  e  sentimentos negativos. Passo a  explicar, os sentimentos, quer  positivos quer  negativos, ambos têm  a mesma função, funcionam como marcadores, como  alertas que nos  informam  daquilo  que gostamos, daquilo que nos faz  sentir bem, que  é  importante para  nós;  daquilo que não gostamos, que  nos  causa  incômodo e que  não  é  importante ou  mais-valia  para  nós.
A forma de ficarmos  a saber  estas coisas, a forma como tomamos consciência delas é, através das nossas emoções e sentimentos que  sentimos no corpo, e se traduzem em pensamentos e em palavras. Se o que está a acontecer  na  nossa vida  são coisas desagradáveis é  natural que os nossos  sentimentos sejam negativos, que os  nossos pensamentos sejam  incapacitantes e lamuriosos, e o que verbalizamos  a  nós próprios seja  depreciativo e desanimador. Até aqui tudo “bem”, o problema  é quando a  pessoa  começa  a se confundir com esses  sentimentos  e pensamentos, começando  a  orientar-se  por  eles, pensando que  é  uma  pessoa  triste, desanimada, sem capacidade para agir, e que tudo o que faz corre mal. Na verdade  tudo  isto é  “ilusão”, a  pessoa  não se  apercebe que  apesar de estar  a  sentir  todo um conjunto de sensações e pensamentos desagradáveis (que são necessários para lhe transmitir que algo de errado e que não gosta está a acontecer), ela não é apenas os seus sentimento e pensamentos, pode escolher, pode tomar  uma  atitude  aberta e construtiva. 
E COMO É QUE ISTO SE FAZ?
Simplesmente, escolha o que será  melhor  fazer, e depois decida  fazer. Parece na verdade demasiado simples, não é? Sim é, mas acredite, adotar  uma  atitude positiva ou negativa, a escolha  será  sempre sua. Está a perguntar-se a si próprio, pois mas eu  não escolho  sentir-me mal, nem triste, nem incapaz. Acredite que sim, a escolha é sempre nossa. Aquilo que  não  escolhe, é  apenas aquilo que lhe acontece, os  acontecimentos de vida, os imponderáveis, os obstáculos com que se depara. Mas  a  reação a esses acontecimentos, somos  nós  que  decidimos  a  atitude  a  ter  face a  isso. Mas então eu posso  decidir  ficar bem e sentir-me melhor, mesmo estando a sentir-me mal? Claro que  sim, obviamente  que  requer  prática, esclarecimento e desenvolvimento pessoal.

Pessoas  de  atitude negativa  não aceitam que  tem esta  atitude. Acham que  têm uma  atitude correta e que os problemas são externos. Culpam os  acontecimentos, culpam  os  outros e querem  que  eles  os resolvam. Não aceitam que  precisam  mudar sua  própria atitude e assim, se  tornam ansiosas, angustiadas, com  raiva e com atitudes defensivas.
Acham  que um simples  remédio pode, como  um  milagre, acabar com sua depressão, tristeza, ansiedade, estresse. Não  querem  descobrir  a  causa  de  seu  sofrimento. Apenas  pensam, pensam e não agem. Não querem mudar e  assumir  a  responsabilidade  pela  própria cura.
Estão sempre reclamando, sempre insatisfeitas. Por  não se sentirem  felizes  não  entendem como  os outros podem estar. Procuram imperfeições e defeitos  no modo como  os outros se vestem, como  falam ou agem. Estão constantemente  criticando o outro, dizendo  como  ele está  errado ou  inadequado.
Não admitem que estão erradas e sempre pensam que o outro precisa  mudar, que a lição é para os outros e não para elas.
Mas elas precisam compreender que é necessário mudar "as lentes" de suas mentes, mudar o modo de ver  o  mundo. Precisam  valorizar  mais  o interno  em  vez  de se focarem tanto no externo. 
Precisam descobrir suas próprias qualidades, se valorizarem. Parar  de brigar com elas mesmas. Precisam se libertar da  auto depreciação  que  causa depressão  e  tristeza.
Fazendo  as  pazes  com suas  mentes  podem  começar  a apreciar  a beleza  interna e externa  tanto  nelas  mesmas como nas pessoas, no  ambiente  e  nos  objetos.
Reflita  e  concentre-se  nestes  conceitos para  ajuda-lo  a  superar  atitudes   negativas ou limitações :

A)  TOME CONSCIÊNCIA  QUE  TER  ATITUDES POSITIVAS  É  UMA  ESCOLHA

B)  LIVRE-SE  DA  NEGATIVIDADE - Se você pretende viver  uma vida de alegria e felicidade, não   pode  de  forma  nenhuma  alimentar  os  seus  pensamentos negativos, movimentar-se  de  acordo  com        eles  e  muito  menos  tomar  decisões  num  estado  crônico de  negatividade.


C)  OLHE  PARA O LADO POSITIVO  DA VIDA  - Reflita e reconheça as muitas bençãos, dádivas,     pessoas, oportunidades e coisas positivas que  tem  na  sua  volta.


D)  REFORCE  A  POSITIVIDADE  EM  SI - Concentre  sua  atenção  nas coisas boas, edificantes e  conquistas já conseguidas  na  sua mente e "chutar" pensamentos  negativos e substitui-los por outros   positivos e bons. Busque o lado positivo de tudo, ensinamentos e experiencias. 

E)   PARTILHE A SUA FELICIDADE COM OS OUTROS - Existe uma forma muito simples de   poder executar isto. Seja agradável com  outras pessoas, diga a  alguém que simpatiza  com ela. Elogie alguém por  alguma característica que goste nessa pessoa. Diga a  alguém  muito significativo  para você, o quanto o ama e como essa pessoa é importante. Quando alguém  estiver em baixo, não se junte nas lamurias, puxe-o para cima, anime-o. Compre-lhe um presente, convide-o a tomar  um café. Perceba em si o quanto de bom tem para oferecer para os outros. Olhe para si como alguém que também é capaz de ajudar os outros. Tente não apenas tratar os outros como  gostaria de ser tratado, mas também considerar como  eles gostariam de ser  tratados.
     As pessoas apreciam a positividade e quanto mais você compartilhar com os outros, mais você  pratica  a   atitude positiva  reforçando-a  na  sua  própria vida.

" Ter  atitude positiva atrai coisas melhores para  nossas  vidas. Nossa mente  fica mais brilhante e  coração aquecido com as demonstrações de gratidão de tantas pessoas que desfrutarão  de  ternos   perto."

Gustavo BORBA  - Coach e Consultor